quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Não há famílias perfeitas...



Não sei se já conhecem o livro "Não há famílias perfeitas - Mulheres, mães e desabafos" da Marta Gautier.

Eu não conhecia e aliás ainda não posso dizer que conheça porque não o li na íntegra, mas há dias "tropecei" num dos seus capítulos, numa conversa de acasião com uma colega, e fiquei curiosa para saber mais.

Segundo aprofundei, o livro vai buscar a sua inspiração aos testemunhos e desabafos das pacientes da autora (psicóloga de profissão) e não há dúvida que qualquer mulher, mãe e profissional se revê nas situações e dilemas descritos. Embora aparentemente o livro não aponte caminhos para "a receita do sucesso", a ideia é quem o lê constatar que as suas angústias são idênticas às das restantes "comuns mortais", e que por isso o melhor é relaxar, desvalorizar e aproveitar para estreitar os laços da família.

O 1º capítulo é pura e simplemente genial. Uma descrição brilhante das milhentas tarefas e preocupações que uma mulher moderna tem entre mãos, nos vários papéis que desempenha na sua vida.

Eu incluo-me nas que se reveem neste rol de fazer perder o fôlego, mas tento não me martirizar e dar o meu melhor. Diz a minha mãe do alto dos seus (quase) 69 anos, que com alguma organização e, se for possível, ajuda de terceiros, se conseguem fazer as coisas e que as mulheres não precisam de se mostrar super heroínas... basta serem normais que as coisas fluem, também, normalmente. 

Eu concordo. E além disso, quem quer ter uma família perfeita? Só se for a Barbie...

Convido-vos a ler o excerto disponível no site da editora para ver se concordam:


Vemo-nos por aqui. ;-)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião ou comentário. A "gerência" agradece.

Bora lá passar da teoria à prática

Photo Credit: Daniel Olah on Unsplash De há uns  largos  meses a esta parte que estou determinada em implementar na minha/nossa vida alg...