sexta-feira, 14 de junho de 2013

Até sempre amiga...


O meu coração ficou hoje sem um dos seus pedacinhos mais queridos. 

A minha amiga que há cerca de 2 meses tinha, aparentemente, conseguido levar a melhor à maldita doença que traiçoeiramente a apanhou, não conseguiu resistir mais. 

A sua luta, determinação e coragem ao longo de quase um ano foram de arrepiar e sempre manteve a atitude guerreira de "levar tudo à frente" que a caracterizava, com uma força inabalável. "Se eu não choro tu também não podes chorar" dizia-me ela... Investigou a fundo tudo sobre a doença e tratamentos, falou com oncologistas do mundo inteiro e parecia ter conseguido encontrar o caminho para a cura que lhe tinham dado como impossível. 

Os milagres às vezes acontecem, e os seus 5% de probabilidade de sobrevivência pareciam estar a tornar-se nos 95% quando os médicos lhe disserem que tinha passado oficialmente à fase de monitorização periódica. 

Ainda há cerca de uma semana e pouco tinha falado com ela e embora estivesse com dificuldade em recuperar da cirurgia a que tinha sido submetida, sentindo-se muito mal, isso seria o clinicamente expectável, por isso nada me fazia prever tal desfecho. "Tens de ter paciência e dar tempo ao tempo...não é agora que conseguiste alcançar o grande objetivo que vais baixar os braços e perder o ânimo" dizia-lhe eu e o resto do mundo. Mas ela não se conformava...e sentia-se a desistir...

Era um dos meus ombros amigos, na partilha dos meus stresses e angústias, muitas vezes idênticos aos seus. Revia-me nela e sentia-me bem perto dela. E sei que isso era recíproco. Sempre muito pragmática e racional na análise das situações, tinha sempre bons e assertivos conselhos para me dar: "Ouve o que eu te digo! Vou-te mandar um comando hipnótico para ver se metes isso na cabeça!"...

Mãe de dois filhos de 7 e 4 anos, da minha idade, com uma vida stressante e de correria como a minha, muitas vezes me dizia que tínhamos de nos esforçar para ter tempo para parar, para desfrutarmos e nos dedicarmos àquilo que nos faz sentir bem, à família, aos amigos, às coisas boas da nossa vida...

Partilho duas das suas citações favoritas:
"O que eu faço hoje é importante porque estou a trocar um dia de minha vida por isso!"
"O presente não é um passado em potencial... é o momento da escolha e da ação!"

Do fundo do meu coração apertado, e de lágrima a escorrer pelo rosto, quero que o teu exemplo de vida me faça ter isto sempre presente, porque a vida são dois dias e temos, doa a quem doer, de nos focar no que é realmente importante e nos faz feliz. O resto é uma total treta. 

O teu "comando hipnótico" ficará gravado na minha mente, amiga. É uma promessa.

Não nos vamos vendo por aqui, como era hábito, fã nº 1 do meu blog, mas continuarás presente nos nossos corações.

Até sempre amiga.


P.S. Deixo-vos com um poema que ela partilhou recentemente com os amigos do Facebook, para parar e refletir.


8 comentários:

  1. :(.....um abraço manita!!!

    ResponderEliminar
  2. Linda homenagem de amiga, com tanto sentimento e lucidez! É preciso ser-se corajoso nestes momentos.

    Se me permite deixo esta "Dedicatória aos amigos..." de Fernando Pessoa (peço desculpa por ser um pouco extenso):
    Fernando Pessoa - Dedicatória aos Amigos...

    Um dia a maioria de nós irá separar-se.
    Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
    Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
    Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
    Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.
    Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nas cartas que trocaremos.
    Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Até que os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro.
    Vamo-nos perder no tempo.... Um dia os nossos filhos vão ver as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto! "
    Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito.
    Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo.
    E, entre lágrimas abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes desde aquele dia em diante.
    Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.
    E perder-nos-emos no tempo..... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida te passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

    Bom fim de semana para si!

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês!
    Não nos conhecemos. Sou outro dos amigos da Filipa.

    Estava a passear-me pelo Facebook da Filipa, revendo fotos para matar as saudades que já apertam, e tentando perceber o que lhe iria na alma nestes ultimos tempos, e acabei por dar com o teu blog e com este teu post. É uma bonita homenagem.

    Ela resguardou-se do mundo durante esta luta e acabámos por não saber na altura por quanto estava a passar. A nossa amiga foi mesmo uma grande lutadora. Quanto mais vou sabendo, mais orgulho tenho nela - e sempre tive muito. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Agradeço o teu comentário ao post. Também eu volta e meia passo pelo perfil dela para matar saudades...Felizmente tive oportunidade de acompanhar de perto a luta da Filipa quase desde o início. Digo felizmente obviamente porque senti que pude de alguma forma estar mais próxima e tentar ajudá-la, dando-lhe força e ânimo. Vivemos intensamente a sua luta e ela foi sem dúvida uma guerreira e um exemplo de coragem, força de viver e determinação. Só nos últimos dias de facto é que a sentia a esmorecer. Vou sentir muita falta das nossas conversas de desabafo...mesmo muito. Mas ela vai estar sempre no meu coração, para me lembrar como temos de aproveitar mesmo o que a vida nos dá. Se deres uma espreitadela nos outros posts do blog vais descobrir muitos comentários dela. Era a fã #1 do blog. Vamo-nos vendo por aqui.

      Eliminar
    2. De quando em vez (mais frequentemente do que gosto de admitir) continuava a voltar ao perfil da Filipa no Facebook, e encontrava-a nas palavras que ela lá tinha deixado e que continuavam a ser um bocadinho dela. Revivia bons momentos passados juntos olhando para as fotos das férias.

      Mas o perfil dela sumiu! :-(

      Deste então vou relendo um cópia que fiz do texto deste teu post.

      A saudade dói, porra! :-|

      Eliminar
    3. Olá Carlos, confesso que também fazia isso volta e meia para matar saudades...mas já há algum tempo que não passava por lá e por isso não me tinha apercebido que já tinha sido eliminado. É natural...As saudades são muitas mesmo. Ainda recentemente estive lá em casa e as fotos da Filipa que estão por todo o lado quase me fazem acreditar que é só um sonho mau do qual vamos acordar com a alegria e boa disposição dela a entrar na sala a qualquer momento...

      Eliminar
  4. Achei bonito este poema...

    Explicação da Ausência

    Desde que nos deixaste o tempo nunca mais se transformou
    Não rodou mais para a festa não irrompeu
    Em labareda ou nuvem no coração de ninguém.
    A mudança fez-se vazio repetido
    E o a vir a mesma afirmação da falta.
    Depois o tempo nunca mais se abeirou da promessa
    Nem se cumpriu
    E a espera é não acontecer — fosse abertura —
    E a saudade é tudo ser igual.

    in "Daniel Faria"

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião ou comentário. A "gerência" agradece.

Bora lá passar da teoria à prática

Photo Credit: Daniel Olah on Unsplash De há uns  largos  meses a esta parte que estou determinada em implementar na minha/nossa vida alg...