Continuando a temática do post anterior, relacionado com a importância de preservar as memórias familiares, em 2010, eu e dois dos meus primos, com a ajuda de uma das minha tias, decidimos criar um perfil no Facebook de homenagem ao meu avô materno.
O avô Manel era um homem de origens humildes, que cedo deixou Baltar, a sua terra Natal, rumo a outras paragens, e teve de se "safar" por sua conta e risco, trabalhando duro para conquistar o que alcançou na vida.
Não era de muitas demonstrações de afeto, aliás como também não o era a minha avó, mas fazia sempre questão de nos fazer ver a importância dos valores e dos bons costumes, pelos quais sempre regeu a sua vida.
O Sr. Manel, ("Vinho Verde", como era conhecido pelas suas origens do Douro) era um homem bom, respeitado, um homem de fé, disposto a dar para ajudar quem mais precisava. Embora fosse negociante (ourives), o espírito do negócio não lhe corria nas veias. A humildade e a seriedade eram as qualidade que mais o caracterizam.
E era também um artista, autodidata, que tendo adotado a Nazaré como a sua terra "de coração" na sua obra retratou as suas gentes e costumes.
Adorava ficar a vê-lo enquanto fazia os seus trabalhos: aguarelas, cobres martelados, esculturas em barro, etc. Eram horas "perdidas", alí ao seu lado, sem grandes conversas...só a abservar as técnicas que usava e a ver "nascer" a sua obra. Saudades desses tempos...
Convido-vos a conhecer o Perfil do Facebook e a explorar um pouco melhor a vida e a obra.
Espero que gostem.
Vemo-nos por aqui. :D
Querida Inês,
ResponderEliminarAche o gesto do tributo ao teu avô muito bonito. Ora aqui está uma crónica que a Rita vai gostar de ler daqui a uns anos...e é assim que se passam as memórias para as novas gerações!
Bjs,F.
Obrigada bjs grandes
Eliminar