segunda-feira, 18 de março de 2013

Less is more


Volta e meia sinto necessidade de dar uma limpeza geral e arrumação na minha secretária de trabalho, principalmente quando preciso de me dedicar a alguma tarefa que exija mais concentração. A papelada espalhada faz-me "comichão" e quando está tudo arrumadinho a tarefa parece mais fácil.


Hoje tive um desses "repentes", só que desta vez fui além da simples arrumação e dei uma mudança geral. Livrei-me do teclado e reles monitor minúsculo que tenho e fiquei só com o portátil que sempre tem um écran maior. Passei a estar virada para a janela e libertei montes de espaço que agora está totalmente clean. Mantive os "apontamentos" mais pessoais que gosto de ter como fotos da família (podem achar piroso mas eu não me importo) uma jarrinha com uma caninha da felicidade e uma muito útil ferramenta de trabalho que tenho usado muito que é um CD de música zen ao jeito de spa, com sons da natureza, passarinhos e tudo a que tenho direito.


Faz bem mudar. De vez em quando tem de ser. Liberta a mente e dá um novo ânimo. Nem que seja só por uns dias já vale a pena.


Fiz uma pesquisa sobre feng shui no local de trabalho e descobri algumas dicas que partilho com vocês.


Amanhã já sabem: toca a limpar a tralha que acumulamos nas nossas vidas.



1- Arrume a sua secretária todos os dias: Não há nada pior do que chegar de manhã e encontrar uma montanha de dossiers, papéis espalhados ou cartas por arrumar. Uma secretária arrumada é uma secretária …"zen". Para além de que a confusão dispersa a energia.

2- Lugar do poder: Instale a sua secretária no "lugar do poder", ou seja, nem de costas para a porta nem de frente. Estando de costas é como se o seu lugar fosse dispensável, ejectável. Tente colocar-se na diagonal com a porta da entrada e nunca se coloque em frente a um pilar porque isso bloqueia-lhe as energias

3- Paredes: As paredes podem ser um importante apoio. Tente ficar sempre de costas para uma parede.

4- Frente/Verso: Aquilo que você tem atrás de si e à sua frente são de uma importância vital porque podem transmitir-lhe boas ou más energias. Atrás de si pendure uma paisagem de montanha que é reconfortante. À sua frente coloque uma paisagem aquática - um aquário, uma fotografia das suas últimas férias numa praia paradisíaca (Nota: esta parte da praia paradisíaca no meu caso não se aplica muito...) ou um postal ou poster de umas quedas de água. Esta imagem é sobretudo importante se você trabalhar muito tempo com um computador. A água contrabalança os efeitos do metal.

5- Energia "yang": Acentue a sua energia "yang" com uma pintura vermelha ou uma planta verde. Tudo o que lhe possa dar vitalidade, principalmente no Inverno quando a luz natural é mais diminuta
Não dê um passo maior que a perna. Respeite os seus bio-ritmos. Ouça o seu corpo. Tente perceber qual é a parte do dia em que o seu rendimento é mais alto e aproveite para nessa altura fazer os trabalhos mais importantes. Reserve a outra parte do dia para trabalhos mais leves e que exijam menos concentração.

(In Expresso Emprego)


Vemo-nos por aqui. :D

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião ou comentário. A "gerência" agradece.

Bora lá passar da teoria à prática

Photo Credit: Daniel Olah on Unsplash De há uns  largos  meses a esta parte que estou determinada em implementar na minha/nossa vida alg...