quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Top 20 Pecado da Gula

Considerando que este é um blog sobre as coisas que me fazem feliz, não podia deixar de fora essa tão importante fonte de felicidade de que desfrutamos ao longo da nossa vida que é a sagrada comidinha.

Concordarão comigo que os momentos que uma "boa mesa" proporciona, então se vier acompanhada de boa companhia, são de facto memoráveis. 

Embora a sofisticação da cozinha moderna, com todos os seus requintes e gestos quase laboratoriais e milimétricos, tenha elevado o simples ato de preparar os alimentos, a um estado de arte e ciência, eu cá para mim continuo a preferir as versões mais simples e desprendidas de muita exatidão, bem ao jeito do Jamie Oliver...percebem certamente ao que me refiro.

Penso já ter ouvido algures a máxima de que o que comemos é aquilo que levamos desta vida. Não seria tão redutora, mas parece-me ter um quê de bem observado por aquilo que o ato de comer representa enquanto experiência que nos toca a diversos níveis: fisiológico, psicológico e social. Está claro que convém não abusar e desfrutar com conta, peso e medida, para não ser a comida a "levar-nos" a nós...

Resumindo: sou apreciadora de um bom petisco e um bom docinho, mas com moderação. 

Abaixo o meu Top Ten de Doces & Salgados, sem qualquer ordem de preferência (porque isso seria uma tarefa impossível).

Top 10 Doces

- Mousse de Chocolate/chocolate em geral
- Arroz doce (bem cremoso)
- Gelados (do Santini - impossível eleger apenas um sabor)
- Farófias (com muito creme)
- Leite Creme (com crosta queimada bem crocante)
- Petit Gateux (quentinho e acompanhado com uma bola de gelado de nata)
- Bola de Berlim (na praia, ao fim do dia)
- Pastéis de Belém
- Jesuistas (da Evian)
- Croissants (do Careca)

Top 10 Salgados

- Queijos (todos, não sou esquisita, quanto mais mal cheirosos melhor...)
- Enchidos (idem)
- Pastéis de Massa Tenra (do Frutalmeidas)
- Paté com vinho do Porto
- Sushi
- Camarão grelhado
- Arroz de Marisco
- Amêijoas à Bulhão Pato
- Feijoada (com tudo o que tem direito)
- Bacalhau com natas

E vocês? Partilham alguns dos pecados da lista? Certamente que sim.

Vemo-nos por aqui. ;D

5 comentários:

  1. Acho que este é um tema com o qual todos os portugueses se identificam. Afinal não há tuga que não goste de uma boa comezana, de preferência entre amigos ou familia. Não há tuga que receba amigos em casa sem oferecer algo para comer e rapidamente compôr uma mesa com qualquer coisa para beliscar, sejam que horas forem do dia....que isto para comer é sempre boa hora!!!! :) E deixar sair os amigos ou a familia de nossa casa sem comer está completamente fora de questão!! :)
    Gosto do teu top ten. Cà vai o meu:
    Doces:
    - Babá (é um bolo molhadinho com chantily que eu aprendi a amar desde pequena....é tb o bolo favorito da minha mãe que me passou este gosto)
    - Bolo de bolacha (sobretudo na variante com bolachas triunfo de chocolate)
    - Gelados do Santini (outro gosto de pequenina, das romarias obrigatórias aos fins-de-semana com os pais à melhor gelataria do mundo)
    - todos os doces com leite condensado (nas suas mil variantes, todas deliciosas)
    - bolo de amêndoa (da Panisol)
    - bolas de berlim (porque são deliciosas quentes, mas sobretudo por aquilo que representam: uma tarde de verão na praia em familia)

    Salgados:
    - Em 1º lugar e destacadissimo dos demais conquilhas (o melhor petisco do mundo)
    - todas as variantes de marisco (sejam navalheiras, sapateiras, lagostins,...)
    - presunto (então aquele mais escurinho curado de Chaves...uhmmmm)
    - Salsichas frecas enroladas em couve lombardo (sobretudo as feitas pelo meu pai)
    - Favas (mais uma vez sobretudo as feitas pelo meu pai)
    - ...E mais mil coisas, porque para mim, comer também é um dos maiores prazeres da vida!!

    ResponderEliminar
  2. Estou impressionada com a lista dos doces. Por momentos pensei que tivesse escrito a minha lista algures. O detalhe dos jesuítas da Evian e os croissants do Careca foi de uma pontaria assustadora :)
    Já os salgados... nessa área sou mais da onda saudável. É uma forma de compensar a queda para a desgraça acima referida :D

    Beijinho
    Teresa Lopes

    ResponderEliminar
  3. tens ke me trazer um pastelinho de massa tenra para eu experimentar

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião ou comentário. A "gerência" agradece.

Bora lá passar da teoria à prática

Photo Credit: Daniel Olah on Unsplash De há uns  largos  meses a esta parte que estou determinada em implementar na minha/nossa vida alg...