terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Para mais tarde recordar...

Em 2011, inspirada pela minha comadre A.D. (que resolveu fazer isto com os seus filhotes), comecei a registar as tiradas mais cómicas da Rita, para mais tarde recordar. 

Tenho pena de não o ter começado a fazer mais cedo, pois sem dúvida que se perderam nas brumas da memória, muitas outras pérolas preciosas de que nunca mais vamos conseguir lembrar-nos.

Deixo a dica a quem tem filhos pequenos, e que ainda não o faz, para que ponha mãos à obra. Não custa nada: é só abrir um documento word e perder um minuto a escrever as pérolas que vão nascendo e que são dignas de serem preservadas.

Acreditem que mais tarde vai ser bom recordar, e os vossos filhos certamente irão achar o máximo quando tiverem idade para perceber as piadas e um dia mais tarde as puderem partilhar com os seus filhos.

Para além das frases, e obviamente dos desenhos e obras de arte da Rita que guardo até a casa comportar, tenho por hábito guardar outro tipo de recuerdos de episódios mais marcantes que vamos vivendo: bilhetes de concertos, postais, ementas de casamentos, autógrafos, cartões de identificação antigos, etc., etc.

A propósito de registos para mais tarde recordar, vi ontem numa das apresentações da TED um tipo que levou este conceito a um outro nível: grava 1 segundo dos momentos mais marcantes de todos os dias da sua vida, que está a compilar num filme. Vale a pena ver e se possível replicar a ideia.

Mas voltando aos registos que tenho da Rita, embora já os tenha vindo a partilhar com os amigos do Facebook, deixo aqui o apanhado como reminder.

Vemo-nos por aqui. ;-)

18/05/2011
Comentário da Rita quando viu as declarações do Falcão no final do jogo do FCP: "Só nos faltava esta, os Portos serem espanhóis"...de facto uma desgraça nunca vem só...(nota de enquadramento para quem não esteja a par: a Rita é ferranha do SLB desde tenra idade, e incitada pelo tipo, não morre de amores pelo FCP e SCP).

23/09/2012
Comentário da Rita no carro: "Mãe estou toda a suar no sovaco das pernas. Digo assim porque não sei como de chama a esta parte". 

25/09/2012
Hoje no regresso da escola: "Então Rita, aprendeste muitas coisas novas? Já começaram a ensinar o "i"?" "Mãe!!??? Tu tás louca??Tu achas que eles nos vão ensinar jogos de vídeo??"

02/10/2012
No carro a Rita contava-me que há um segredo que todos os ginastas sabem para se conseguir equilibrar a fazer o pino em cima das mão uns dos outros. "Mamã, todos os ginastas sabem, do mundo inteiro, de todos os países e até alentejanos e assim..." LOL. Depois tentei apurar melhor e perguntei-lhe "Onde é que ouviste essa história dos alentejanos?" e ela "Mamã era só para te dar um exemplo, de que são todos também do nosso país".

26/11/12
De manhã no carro, a propósito do trânsito na Ponte 25 de Abril, a Rita lembrou-se do dia da Revolução dos Cravos e pediu-me para lhe voltar a explicar o que se tinha passado nesse dia e para lhe voltar a cantar as duas músicas (senhas). Agora no regresso a casa pergunta-me assim do nada: "Mamã, ainda te lembras da música da Vila Moleza?" E eu: qual música da Vila Moleza?? "Aquela: d'O povo é quem mais ordena!". Depois de eu ter rebolado a rir por uns minutos ela explica: "Então, pensei que a música fosse "Grande Vila Moleza".. LOL...não é bem mas quase heheheh

20/12/12
A Rita a ver o telejornal: "Fim do mundo?? Por que é que é o fim do mundo??? Eu ainda sou nova!!!" (o fim do mundo anunciado pelos maias para dia 21).

29/01/2013
Na sequência do castigo na escola, a contar ao Pedro o que se tinha passado: Pedro:"olha, com isso é que eu fico muito contente..." Rita: Pai! Estás a ser irónico..."


(Atualizações pós publicação deste post)

13/03/13
No carro, após termos assistido ao anúncio do novo Papa, Rita, chocada após ter perguntado e percebido que não há papas e padres meninas: "Mamã isso é muito injusto, além disso as senhoras são sempre as primeiras a passar à frente dos homens e isso. Hoje à noite vou acender um vela e pedir ao Jesus para ele mudar isso. Eu: ó filha, não sei se isso vai resultar...Rita: olha se ele não me puder fazer esse favor ao menos nós fizemos a tentativa..." Ao jantar, o pedido foi feito, à mesa, sem vela mas num momento de introspeção, de olhos fechados e mãos juntas. Tive de parar de mastigar e tudo para não estragar a solenidade do momento. A coisa é capaz de resultar porque ela diz que pediu com muito jeitinho...


08/05/13
No carro, a Rita muito indignada falava-me de uma colega que anda armada em mandona e a ser má para ela e para as outras colegas. Dizia ela: "Mamã, eu odeio-a!" e eu, tentando atenuar: "ó filha, odiar é muito mau...olha, sabes o que é melhor fazeres? Ignorá-la" e ela: "Mas como é que tu achas que eu consigo fazer isso? Ela estava com roupa colorida!"...LOL

29/06/13
Ao jantar, a comentar com a Rita o detalhe da avaliação do ano letivo e a elogiar o facto de ter tido praticamente Muito Bom em todos os critérios de avaliação. Justificando o único Satisfaz que teve, na disciplina de religião e moral, no item "compreensão do significado dos valores humanos e espirituais", diz ela com um ar muito aborrecido: "pois, eu não sou muito boa a compreender o Jesus...". Quem diz a verdade não merece castigo...

13/11/13
No carro perguntei eu a propósito de uma ficha de Estudo do Meio que a Rita fez na 2a: "Então, o professor já disse as notas da ficha? Rita: "Oh mãe, o professor tem vida! Achas que ele ia conseguir ver tudo tão rápido!?"

1 comentário:

  1. Ora aí está uma sugestão fantástica que todos os pais deviam seguir. Também eu me lembro de muitas das tiradas dos meus filhotes mas também sei que já me esqueci de muitas, que eram fabulosasssss!!!
    Adoro a tirada do sovaco das pernas. Muito, muito bom!!!
    Acho que melhor ainda que registar no word é ter um caderninho/bloco daqueles com uma capa linda de morrer, com texto manuscrito, para depois passar de herança para os filhotes!
    Bjs e parabéns pela crónica!

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião ou comentário. A "gerência" agradece.

Bora lá passar da teoria à prática

Photo Credit: Daniel Olah on Unsplash De há uns  largos  meses a esta parte que estou determinada em implementar na minha/nossa vida alg...