sábado, 15 de outubro de 2016

Cerâmica das Caldas

O título do post chamou-vos a atenção? Calculei que sim... ;-)

A propósito das minhas andorinhas de cerâmica, já vos falei aqui da Bordalo Pinheiro. As andorinhas são uma das peças icónicas do mítico mestre da cerâmica artística, entre as muitas outras artes que ele também dominava, como era o caso da caricatura, ilustração, etc.

Esta semana fiquei a saber que abriu uma nova loja da marca na Av. Guerra Junqueiro (à qual se impõe uma visita ASAP), por isso achei que era um bom tema para um novo post. 

A Bordalo é uma daquelas marcas que, apesar de ter passado por um período de alguma estagnação e esquecimento por parte do público, se soube reinventar e fazer com que as suas peças que outrora era consideradas kitsch, passassem a ser peças que voltaram a estar na moda, e que nos trazem aquele gostinho nostálgico da casa das avós e das mães, onde as coisas eram simples e por isso também tão bonitas e acolhedoras.

Atualmente são um dos ex-libris do design made in Portugal, e aposto que vende como pãezinhos quentes para os estrangeiros que nos visitam.

Tenho ideia que comecei a rever as peças no programa de culinária "Dias com Mafalda", da chef Mafalda Pinto Leite, onde os recipientes verde água e rosa claro ficavam lindos de morrer no decor da cozinha em tons pastel.


O meu primeiro contacto com a Bordalo já tem uns anos valentes. A minha mãe tinha uma taça-fruteira da linha Couve (semelhante à da imagem) que estava sempre na mesa da nossa sala e confesso que sempre achei que aquilo tinha um ar muito pirosinho... Consigo agora, à luz de outros olhos, ver toda a sua graça. Isto passa-se com as peças da Bordalo mas também com outro tipo de objetos vintage de que gosto tanto agora, como também já vos falei aqui no blog.

As linhas da Bordalo são tantas e tão giras que, de cada vez que faço uma incursão à loja da Fábrica nas Caldas, fico cheia de nervoso miudinho para escolher alguma coisa, porque a minha vontade é trazer tudo, mas na realidade não preciso propriamente de nada porque tenho um recheado enxoval mais do que suficiente para as necessidades cá de casa.

Da última vez que lá fui resolvi começar a fazer a coleção das sardinhas, também elas um revamp das sardinhas originais. Os modelos são imensos, com motivos de todos os géneros, por isso o difícil é escolher. 

Atualmente já tenho estas duas e espero vir a alargar a coleção

De peças mais decorativas tenho ainda a cabeça de um cão com cara de poucos amigos. Não tenho a certeza que seja Bordalo porque não tem nenhuma marca que o indique, mas o espírito da peça é semelhante. 

Sempre detestei o "cão de louça" mas agora gosto muito de o ter comigo porque o meu pai gostava muito desta peça.

Depois o que tenho mais são peças para uso na cozinha ou para servir, principalmente na altura do Natal.



Aposto que agora, com a nova loja à mão de semear, não vou resistir a aumentar o espólio "Bordálico" (agarrem-me que senão em compro tudo!...)

E vocês também são fãs? Aposto que sim.

Vemo-nos por aqui. :D


2 comentários:

  1. Obrigada pela partilha amiga!!! Também quero ir à loja nova aliás porque também sou fã e ora dá me imenso jeito!!! Beijo grande

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião ou comentário. A "gerência" agradece.

Bora lá passar da teoria à prática

Photo Credit: Daniel Olah on Unsplash De há uns  largos  meses a esta parte que estou determinada em implementar na minha/nossa vida alg...