segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Que "fofinhos" que eles são


Adoro cactos. Sempre adorei.

Tenho alguns cá em casa mas ainda quero ter mais, apesar do P. detestar porque acha que é uma planta feia e sem interesse. 

Pois eu cá acho-os bem fofinhos, independentemente da espécie e forma. Geralmente quando vou para os comprar o difícil mesmo é escolher.

Segundo a filosofia do Feng Shui parece que os cactos são vistos como "Guardiães" da casa, uma vez que purificam o ambiente. Diz-se até que funcionam como uma barreira contra as radiações emitidas pelos computadores e televisões. 

Os cactos e as suas primas "plantas carnudas" são a opção perfeita para quem tem pouco tempo para cuidar do seu "jardim". Dão-se em qualquer canto dentro de casa ou no exterior, pois gostam de muito sol, resistem à falta de rega e exigem poucos cuidados de manutenção. Eu como não tenho muito jeito para a jardinagem, sendo frequente morrerem-me as pobres criaturas por falta da assistência, o cacto é sem dúvida a planta ideal para mim.

Dado ser uma espécie "todo o terreno" podem crescer facilmente em recipientes pouco fundos, como é o caso dos vasos habitualmente usados para os bonsais (outra espécie que eu adoro mas que também não tenho a sorte de me durar muito...). 

Gosto especialmente de ver arranjos com várias variedades, bem coloridos.

Sei que ficaria lindamente um destes na mesa da minha varanda, por isso é um dos próximos projetos a concretizar, logo que consiga eu um pratinho étnico que tenho em mente mas que não há meio de encontrar...

Vemo-nos por aqui. :D



1 comentário:

  1. Partilho ..... (kkkkk)

    Os mandamentos dos cacteiros

    “Não cairás na tentação de regá-los em excesso; os espinhentos adoram a indiferença!”
    “Não deixarás que formiga laboriosa nenhuma aproxime de tuas plantas, sob pena de uma invasão de cochonilhas!”
    “Respeitará seu período de repouso, NÃO OS REGANDO NO INVERNO”
    “Terás sempre a mão um pouco de canela em pó, ajudarás com ela a cicatrizar suas feridas.”
    “Ajudará sempre os demais com suas identificações, porque sempre há quem te ajuda.”
    “Assim como “água que não há de beber, deixá-la correr”, “Cactos que não sabes cuidar, em adoção de deve dar.”
    “Nunca acredite em um cacteiro quando te disser: “este é o último que compro, não tenho mais espaço.”
    “Cairás em tentação sempre que puder, e cobiçarás as estacas alheias.”
    “Santificarás as festas! Percorrendo viveiros para ver o que encontra.”
    “Antes morto que deixar de colecionar cactos.”
    “Amarás seu cacto mais que o teu próximo.”
    “Olharás teus cactos pela manha, pela tarde e pela noite... porque mudou de cor, de posição, se inchou, afinou, etc...”
    “Compartirás cada filhote novo que tenham com qualquer pessoa que o deseje sem esperar receber outro em troca, mas se te oferece, se recebe e com alegria.”
    “Venham a mim cactos, que lhes livrarei dos fungos e pragas que os levam a morte.”
    “Se apesar das carícias e carinhos te espetam e quase perdes um dedo... não caia na tentação de jogá-los no lixo.”
    “Honrarás às flores de teus cactos colocando muitas fotos em um fórum ou no Face.”
    “Não humilharás seus cactos com pedrinhas multicoloridas.”
    E finalmente: “NÃO ROUBARÁS CACTOS DO HABITAT NATURAL, mas se os vê em perigo de morte, um filhote PEQUENO para propagar a espécie não será nenhum pecado...”
    in "Fórum Cactos Daqui"
    :)

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião ou comentário. A "gerência" agradece.

Bora lá passar da teoria à prática

Photo Credit: Daniel Olah on Unsplash De há uns  largos  meses a esta parte que estou determinada em implementar na minha/nossa vida alg...