quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A Teoria da Relativização




E como passar da teoria à prática?

Como conseguir "dar a volta" e ver as coisas más (ou menos boas) que nos acontecem com uma perspetiva positiva? O que podemos aprender com elas? Ou então, e melhor ainda, como conseguir reduzi-las à insignificância que elas devem ter e concentrar os esforços no ultrapassar do desafio?

Relativizar ajuda-nos a pesar os problemas. Serão assim tão grandes? Serão assim tão graves? Daqui a  6 meses, um ano, terão alguma importância? Provavelmente se os analisarmos "ao microscópio", no final do dia são apenas grãos de areia minúsculos ou até ridículos.

Relativizar é por isso a ideia chave, a atitude essencial para sobrevivermos à tempestade e não nos afogarmos num mar de stress e ansiedade. 

E como é habitual, lá andei eu nas minhas pesquisas sobre os temas que me ocupam a mente. E como sempre descobri alguns bons conselhos.

Para que o processo de salvação de nós mesmos funcione, é imprescindível agir. Agir em relação a nós próprios e à forma como levamos a vida. Fazendo algo pelo nosso bem estar, todos os dias. Simplificando os processos. Afastando os pensamentos paralisantes da nossa ação. Anulando as ideias de medo. Preocupando-nos menos com o que os outros querem ou pensam.

Então, o que nos falta? Na maioria das vezes, autodisciplina (ui, nem me lo digam...). Sem ela será impossível atingirmos objetivos, por muito bem definidos que eles possam estar. Porque a autodisciplina é também geradora de energia de mudança, fazendo nascer em nós a vontade de conseguir, mesmo quando sentimos poucas forças para fintar o adversário, seguir em frente em direção à baliza e marcar.

Ora recapitulando, ideias a ter sempre em mente (acho que vou imprimir isto em grande formato...):
- Deixar o trabalho no escritório (física e mentalmente)
- Desfrutar os momentos bons (férias, convívio com amigos, namorar, etc.)
- Aprender a dizer que não
- Aprender a delegar
- Não adiar a resolução dos problemas 
- Focar no que é melhor para nós
- Pensar com lógica (analisar, prioritizar, simplificar, etc.)
- Melhorar a auto-estima e auto-confiança
- Definir os nossos objetivos e prioridades de vida.

Se souberem de uma maneira mais fácil, avisem!

Vemo-nos por aqui. ;D

2 comentários:

  1. faz-me lembrar anedota do Juca Chaves do disco do Pai, akela história dos 2 irmãos ....o pessimista e o optimista...no dia de Natal o pessimista chegou ao pé da árvore e o pai tinha-lhe dado um cavalo...vai o gajo e diz....bolas um cavalo....agora vou ter ke tratar dele, a minha namorada ainda cai dali abaixo e parte uma perna, o pessoal do Bairro norte vão me kerer bater, ke droga ke droga ke droga!!!!! Entretanto passa o irmão eufórico...tinha ganho uma lata com esterco de cavalo.....e kuando o irmão lhe perguntou pk estava tão contente ele disse......GANHEI UM CAVALO, GANHEI UM CAVALO VOCÊ VIU POR AÍ, VOCÊ VIU POR AÍ???.....;)

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião ou comentário. A "gerência" agradece.

Bora lá passar da teoria à prática

Photo Credit: Daniel Olah on Unsplash De há uns  largos  meses a esta parte que estou determinada em implementar na minha/nossa vida alg...