quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mini escritório (remodelação parte I)

Quando comprámos a nossa casa, optámos por juntar a sala com a divisão ao seu lado para assim poder fazer a zona de jantar e ficar com uma sala globalmente maior. A divisão que foi "sacrificada" era um quarto (mais concretamente a suite, que passou para outra divisão). 

No espaço do antigo roupeiro tínhamos inicialmente pensado em colocar uma série de prateleiras embutidas para ter alguns objetos decorativos (iluminados com uns focos de luz) e por baixo teríamos um móvel estilo aparador, para servir de arrumação de tralha de apoio à mesa de jantar. Mas depois de muito refletir sobre o assunto, concluímos que seria um excelente recanto para fazer um mini escritório embutido (também conhecido por office closet). Mantínhamos as prateleiras (mas em menor quantidade) e fazíamos um móvel mais alto com portas basculantes. 

Concluída a obra ficámos muito satisfeitos por termos optado por esta solução, por diversos motivos: 
- evitámos sacrificar uma divisão ou zona maior da casa para servir a finalidade de escritório;
- permite que estejamos juntos na mesma divisão mesmo estando no computador, (sim, porque ninguém gosta de estar isolado e sozinho numa divisão quando pode estar a trabalhar ou na net e dar dois dedos de conversa e em simultâneo ir dando uma espreitadela para a televisão);
- por ser um escritório pequeno evita que acumulemos muita tralha. Um dos problema deste tipo de divisões, com estantes, uma grande secretária e espaço com fartura, é haver tendência em acumular tralha, papelada e coisas que já não usamos, etc.
- o facto de ter portas, permite que a qualquer momento as fechemos e fique escondida alguma eventual desarrumação. No nosso caso, como as portas são brancas e a parede também, quase nem se percebe que existe ali alguma coisa.

O layout do escritório foi definido por nós com base nas nossas necessidades, claro está, e com a ajuda de alguma inspiração que tirámos da net (alguns exemplos abaixo). 




Existem imensos exemplos deste tipo de solução (espreitem outras ideias aqui), uns mais complexos do que outros. Nós optámos por não complicar muito e o resultado final foi o que podem ver abaixo (desculpem as fotos não serem tão apelativas como as da net, mas a minha máquina estava sem flash...).


Fechado
Aberto      

Nesta foto não é muito visível, mas a parte de baixo onde tem os dossiers é um módulo independente que tem rodinhas e dá para retirar (para limpar, por exemplo). A prateleira do teclado tem umas calhas que permitem recolher quando este não está a ser usado.

As portas dobram-se sobre si mesmas e afastam-se para o lado.

E o que me levou a escrever este post? 

Primeiro para partilhar a ideia de como resulta a funcionalidade deste tipo espaço. É a solução ideal para quem casas pequenas e precisa de um cantinho para trabalhar.

Segundo, porque como podem ver pela imagem acima, mesmo sendo um escritório mini já estava meio "bagunçado", como diriam os nossos irmãos brasileiros, e claramente que se impunha com urgência retomar "a ordem e o progresso" LOL.

Assim, como esta é apenas a primeira parte deste post, aguço desde já a vossa curiosidade para espreitarem no próximo post como ficou depois de um mini makeover com reciclagem de alguns objetos.

Até lá, vemo-nos por aqui. ;D


--------------------
Image credits: click on the photos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião ou comentário. A "gerência" agradece.

Bora lá passar da teoria à prática

Photo Credit: Daniel Olah on Unsplash De há uns  largos  meses a esta parte que estou determinada em implementar na minha/nossa vida alg...