Como podem facilmente deduzir pelo nome, trata-se de um produto japonês que não é mais do que uma fita adesiva com padrões coloridos, feita de papel washi, que é semi transparente e que tem a vantagem de ser facilmente removível e reposicionável (estilo post-it).
Há uns tempos descobri na net as mil e uma coisas giras que se pode fazer com esta fita e fiquei com curiosidade de experimentar.
Esta semana, numa das minhas visitas habituais à loja chinesa cá do bairro, descobri que tinham umas fitas estilo washi, que me despertaram a atenção, mas em vez de serem plastificadas, têm um acabamento semelhante ao tecido (são adesivas na mesma).
Resolvi aproveitar para comprar e concretizar um dos projetos DIY que tinha em mente, que era transformar uma lata (ou outro recipiente cilíndrico, neste caso), num porta canetas para a secretária da Rita.
Cada rolo de fita custou €1 e a quantidade que traz é razoável (4 metros). Havia vários padrões, muitos com florzinhas, mas achei que as pintinhas azuis e rosas se enquadravam melhor no resto da decoração que ela tem no quarto.
Antes de começar a aplicar a fita (de baixo para cima) tentei calcular o espaço que ocuparia cada tira, para ver se dava conta certa até ao rebordo da lata. Como não dava, sobrepus ligeiramente cada camada, que para além de permitir que a última tira não tivesse de ser cortada, garante uma maior resistência da fita (que tem um bocadinho de tendência a desfiar nas pontas).
Apesar desta fita ser mais opaca que a verdadeira washi, mesmo assim fica um bocadinho transparente, o que fez com que, para evitar que se percebesse o rótulo (que não dava para tirar), tivesse optado por dar duas voltas de fita em cada tira. Deu um bocadinho mais de trabalho e gastei mais quantidade mas compensou. Para ficar um acabamento mais perfeito, comecei e acabei cada tira sempre no mesmo sítio, para os remates ficarem alinhados.
E num instantinho terminei a lata. A aplicação é bastante fácil (e até tem o seu quê de zen, bem ao jeito japonês, heheheh). Só é preciso um bocadinho de paciência para a fita ficar o mais alinhada possível.
Optei por não deitar fora a tampa. Encaixei-a na base da lata e assim dá uma maior resistência à primeira tira de fita e pode ser usada para tapar o copo se algum dia a Rita lhe quiser dar outra utilização.
O resultado final ficou bastante engraçado, não acham?
E perguntam vocês: e onde se pode comprar isto?
Há algumas lojas que vendem a washi em Lisboa (peço desculpa aos residentes no resto do país...), mas têm sempre a possibilidade de compar online (deixo os contactos abaixo). Esta versão em tecido devem encontrar provavelmente nas lojas que têm coisas de trabalhos manuais ou mesmo nas lojas chinesas, como foi o meu caso.
Mas nem tudo são rosas relativamente a esta fitinha: a verdadeira é "carota", e dizem as más línguas que a sua utilização é viciante, por isso preparem-se para abrir os cordões à bolsa se vier a ser esse o vosso caso.
Como podem deduzir por esta pequena amostra, não há limites para as utilizações que se pode dar a esta fita. Tanto em coisas "de crescido" como em coisas de criança. É só darem asas à vossa imaginação.
Vemo-nos por aqui ;D
-----------------------------
Onde se pode comprar:
Lisboa: FNAC; El Corte Ingles; At Home Hobby
Online: Made in Paper; Pretty Tape; Cute Tape; Atelier da Tufi