Recentemente publiquei um post sobre o efeito maravilha que se consegue com uma simples lata de spray dourado, aplicado a objetos simples e sem graça que por vezes temos em casa.
Como tento não aplicar o ditado "em casa de ferreiro espeto de pau", este fim de semana resolvi meter mãos à obra e experimentar algumas das ideias e técnicas que andei a pesquisar.
Identifiquei aqui em casa alguns objetos que claramente estavam a pedir uma segunda oportunidade de brilhar, porque ou eram mais "pobrezinhos" ou porque já estava farta de os ver e resolvi testá-los como cobaias na técnica "toque de Midas", para ver o efeito.
Os objetos eleitos:
Uma jarrinha com flores sempre-vivas que a Ritinha fez para me oferecer. O recipiente é uma embalagem em plástico de leite para gatos que arranjou em casa da tia. Assim em branquinho já tinha alguma graça (ainda para mais tendo sido feito por ela), mas com uma nova roupagem achei que iria ficar um "must"!
Um abajour de candeeiro de pé.
Um vaso de cerâmica que tinha numa das casas de banho.
Uma jarra branca.
Uma moldura pequena de madeira.
Um frasquinho com ambientador.
Os materiais:
Antes de começar, passei pelo AKI e comprei os materiais necessários: neste caso uma lata de spray dourado e uma lata de primário branco, porque é sempre conveniente aplicar esta base primeiro para a tinta agarrar melhor e não ser necessário gastar tanta quantidade para cobrir a superfície a pintar. Comprei também uma latinha de tinta dourada, para experimentar uma outra técnica, e fita para cobrir as partes a não pintar.
Se as superfícies forem irregulares, estiveram sujas ou danificadas é conveniente limpar, desengordurar e lixar com uma lixa de grão fino. No meu caso arrisquei sem fazer este passo.
Arranjei também uns plásticos para cobrir a zona onde estive a pintar. Cheguei à conclusão que não é boa ideia pousar os objetos no plástico para pintar porque como não absorve a tinta acumula "poças" que depois fazem estragos na qualidade do acabamento. Aspeto a melhorar para a próxima... :-(
Como fazer:
Foi simples. Primeiro apliquei o primário, deixei secar duas a três horas horas, tentei com uma lixa tirar algumas irregularidades, depois apliquei o spray dourado e deixei secar outro tanto de tempo. No abajour não foi necessário o primário.
Na aplicação do spray é preciso alguma paciência pois tem de se aplicar com pequenas bombadas e a alguma distância para não acumular tinta a mais que depois acaba por escorrer e fazer pingo. Também se deve cobrir muito bem com fita o que não é para pintar, para garantir um acabamento perfeito.
Neste caso do frasquinho, a técnica foi despejar a tinta também dourada líquida dentro do frasco e ir rodando para cobrir todas as faces do vidro e no fim escorrendo o excesso para um papel e deixar secar muito bem.
O resultado:
Para primeira experiência gostei do resultado. Acho que deu um ar mais glamouroso aos objetos e um novo brilho à sala/wc. O que vos parece?
A jarrinha até parece de metal! :-)
O candeeiro deu algum trabalho pois não é fácil de pintar.
Não ficou perfeito, mas gostei do resultado. Tem o inconveniente de tornar o abajour mais opaco, o que diminui a luz emitida.
A moldura ficou com mais destaque e mais harmoniosa no conjunto onde estava.
O vaso, a jarra e o frasquinho também ficaram bem mais vistosos.
O candeeiro deu algum trabalho pois não é fácil de pintar.
Não ficou perfeito, mas gostei do resultado. Tem o inconveniente de tornar o abajour mais opaco, o que diminui a luz emitida.
A moldura ficou com mais destaque e mais harmoniosa no conjunto onde estava.
O vaso, a jarra e o frasquinho também ficaram bem mais vistosos.
Mas ainda tenho mais uns candidatos ao golden make-over na lista de espera. Depois mostro-vos como ficaram. Espero que tenham gostado.
Vemo-nos por aqui. ;D